O próprio nome da Ordem Real inclui uma série de significados muito pouco conhecidos que, quando revelados, mostram aspectos ocultos da história, tradição e afiliação do mesmo.
A palavra "Heredom" despertou o interesse e a curiosidade de muitos estudiosos, e diferentes interpretações de seu significado foram formuladas, algumas precisas e algumas totalmente erradas.
O Irmão ·. René Guénon referiu-se extensivamente ao significado da palavra "Heredom" em diferentes ocasiões.
A primeira coisa a considerar é que os diferentes significados dessa palavra vêm da raiz formada pelas consoantes "HRDM". Como em hebraico e árabe, os significados que a raiz adquire varia de acordo com as diferentes vogais que são interpoladas entre suas consoantes.
Desta forma, os seguintes significados poderiam ser estabelecidos, entre outros:
1) HeiRDoM, palavra inglesa que significa "herança" ou "herdeiro".
2) HieRos DoMos, palavra mista - grego e latino - que significa "casa sagrada", que é equivalente a "templo".
3) HaRoDiM, uma palavra hebraica transliterada que designa os Supervisores e Superintendentes de Obras durante a construção do Templo de Salomão (Reis II) ou aos Oficiais superiores de uma Loja.
Por outro lado, é necessário lembrar que a localidade escocesa de Kilwinning é famosa tanto pela abadia primitiva quanto pela influência celta-culdea, como por sua antiga hospedagem
A Real Ordem de Heredom de Kilwinning é uma herdeira das antigas confrarias medievais reunidas em torno da abadia de Kilwinning (1140 AD - Escócia). Esta abadia abriga os Oficiais, Mestrados do Trabalho e Arquitetos que trabalhavam para os Monges Tyronneses de San Winning, que eram repositórios da espiritualidade cristã-celta da Igreja de Culdea. Mais tarde, o alojamento operacional da abadia estava ligado à Ordem dos Cavaleiros de Santo André do Cardo, uma continuação do Templarismo na Escócia desde o século 14, fundada pelo Rei Robert Bruce após a Batalha de Bannock-Burn (24 de junho de 1314), para proteger os templários que se refugiaram das perseguições no Mull of Kintyre e ajudaram decisivamente naquela batalha.
A adesão inicial da Ordem Real de Heredom de Kilwinning reúne quatro fluxos de esoterismo ocidental que constituem as quatro Pedras Angulares que sustentam a construção do mesmo. Elas são:
1) O transmissor salomônico da lenda da construção do templo de Salomão.
2) O pitagórico, transmissor do conhecimento da Geometria Sagrada.
3) O hermético, transmissor do Arte Real, alquimista e construtivo.
4) O Templário, transmissor da Via Caballeresca por meio das altas notas escocesas pertencentes à Casa de Stuart e às Lodges "Jacobites"
A Real Ordem pratica o que, no século 18, foi chamado o Early Grand Scottish Rite em seus Lojas Maçônicas e Departamentos, herdeiros diretos dos quatro fluxos acima.
De acordo com a lenda tradicional da antiga Maçonaria de Heredom, a Sede original da Ordem estava em um castelo medieval construído no topo do Monte Heredom, que estava localizado no quadrante Nordeste da Escócia. Como esse nome não estava registrado na planimetria moderna da Escócia, a crítica positivista imediatamente colocou essa tradição oral no domínio do fantástico e do duvidoso. No entanto, a interpretação tradicional afirma que esta não seria a primeira vez que qualquer zona, acidente geográfico ou cidade tivesse um nome público e um ou dois nomes secretos; dois desses exemplos seriam a cidade de Roma que possuía - e possui - três nomes, um público e dois secretos, e também o Monte Abiegnus da tradição Rosacruciana, possuía um local secreto porque era conhecido publicamente por seu nome profano.
Esta questão, é claro, só pode ser resolvida separando os planos da Geografia Sagrada da geografia profana e, no plano primeiro, devemos lembrar que o Irmão René Guénon apontou que a Beata Anna Catalina Emmerick, em suas visões e revelações, localizou a misteriosa Montanha dos Profetas também no quadrante Nordeste do mundo ...
Mas o que significa quando a geografia profana começa a se reabsorver na Geografia Sagrada? Na verdade, estudos arqueológicos recentes nas proximidades da cidade escocesa de Kilwinning no quadrante nordeste do município de Irvine mostraram as ruínas de uma antiga igreja fortificada construída em cima de uma elevação cujas inclinações foram suavizadas pelo tempo. Hoje em dia, esta elevação da terra é coberta pela chamada Forest of Benslee. O esboço desta montanha, visto de cima, mostra uma cruz celta perfeita ou uma cruz de braços iguais inscritos em círculo com o resto da igreja no centro determinado pela interseção dos dois braços da cruz. Este arranjo poderia ser descoberto através do estudo de um mapa antigo erguido pelo General Roy (CIRCA 1750-55), a pedido do Duque de Cumberlad, o açougueiro de Culloden, após a Rebelião jacobita de 1746. O Ir. René Guénon já alertou pelo inconfundível de certos sinais, entre os quais o reaparecimento de vestígios de tempos que supostamente desapareceram ...
As instruções acima foram dadas no topo do Monte Heredom, no Vale da cidade de Buenos Aires (Argentina), entre 24 de junho de 5995 V. ·. L. ·., Festa de São João de Inverno no Hemisfério Sul e 8 de dezembro de 6000 V. ·. L., o aniversário da execução na Torre de Londres do Grande Mestre da Maçonaria jacobita Sir Charles Radcliffe, Lord of Derwent-Water.
A Ordem Real de Heredom de Kilwinning representa a forma primitiva da Maçonaria Jacobita Escocesa e constitui uma Ordem Tribal da Cavalaria Templária com base em uma filiação maçônica. Sua existência é de muito antes da aparição dos dois grandes Ritos chamados "escoceses" que foram constituídos muito mais tarde, a saber:
• O Rito Escocês Retificado, organizado no Convento de Wilhelmsbad em 1782. • O Rito Escocês Antigo e aceito, organizado em Charleston em 1804.
A Maçonaria Escocesa Jacobita desapareceu da história secular após a sangrenta batalha de Culloden Moor (1746), que foi derrotado militarmente, de forma definitiva, a Legítima Casa dos Estuardo.
Em consequência do massacre de Culloden, Sir Charles Radclyffe, Lord Derwent-Water e Grão-Mestre da Maçonaria Escocesa Jacobita, juntamente com outro proeminente Irmão,foi decapitado por machado na Torre de Londres, em 8 de dezembro de 1746.
Anos mais tarde, os restos dispersos da Maçonaria Jacobita juntaram-se à Revolta dos Antigos Maçons (Grande Loja de Atholl) dirigido pelo ilustre Bro. ·. Laurence Dermott (1752), que liderou os Maçons Irlandeses, Escoceses e Ingleses do Norte, confrontando-se duramente com o desvio moderno representado pela Grande Loja de Londres (1717) criada pelo Pastor James Anderson.
Neste dia, a Ordem Real de Heredom de Kilwinning foi restaurada, não só o espírito operacional da Arte Real, mas também, na estrita observância das recomendações e críticas feitas por Br ·. René Guénon em todo o seu trabalho, também corrigiu as formas e rituais em uso em plena conformidade com os princípios tradicionais imutáveis da Maçonaria Operacional antes do desvio moderno de 1717. Portanto, eles foram "jogados sob escombros" "todas as inserções ideológicas ilegítimas, sociais, políticas, moralistas e sentimentais, que conseguiu se infiltrar na profanação especulativa dos "Modernos".
Por outro lado, a Ordem Real manteve tradições vivas, costumes e rituais da Antiga Maçonaria Operacional que chegaram até nós. Portanto, a sua carta Constitutiva não só as Constituições elaboradas pelo pastor Anderson, mas os deveres Antiga ( Old Charges ) de Operação, mais especificamente o manuscrito chamado "Iñigo Jones" (v.gr. " A Constituição Antient do livre e Maçons aceitos . ", 1607).
Por tudo isso, a antiga Maçonaria de Heredom é:
• Uma Ordem Esotérica Ocidental tradicional pertencente à Iniciação Trabalhadora e Artesanal que recebeu em custódia a herança (Heredom = Heirdom) de afiliações cavalheirescas e sacerdotais. Como toda autêntica Ordem Esotérica, possui uma origem supra-humana a partir da qual vem sua influência espiritual que se transmite através de uma cadeia ininterrupta de iniciados. Derivado da Antiga Maçonaria Operacional e do Templário Escocês Jacobita, recebe em suas Lojas, com as adaptações necessárias, homens e mulheres devidamente qualificados em igualdade de deveres e direitos.
Consequentemente, a Antiga Maçonaria de Heredom não é:
• Uma sociedade civil com fins profanos, como o progressismo, o humanitarismo, o secularismo, o liberalismo, etc. e todas as outras ideologias da filosofia ocidental moderna.
• Um sistema especial de moral, embora seja "velado por alegorias e ilustrado por símbolos".
• Uma religião, muito menos um substituto para eles.
• Uma seita religiosa de qualquer confissão que seja.
• Uma sociedade secreta, geradora de conspirações e tramas.
• Um meio de promoção social na sociedade profana.
• Um centro de atividade política, mais ou menos exclusivo.
Apesar do exposto, a Ordem Real, de nenhuma maneira renunciou os deveres da fraternidade maçônica e reconhecido como Irmãos e Irmãs para iniciar em outras Obediências, embora não professem nossos próprios "Land-Marks" (cairns) recebendo-os em Nossas Obras como visitantes anteriormente Rejeitados.
Por outro lado, ao conhecer a situação de restrição da liberdade a que os Irmãos membros das obediências especulativas modernas são submetidos pelo conceito faz de "regularidade" administrativa derivada do desvio andersonuiana de 1717, não precisamos de reciprocidade deles, abrimos as portas de nossas Lojas para que possam conhecer a Maçonaria Tradicional Restaurada em seus verdadeiros Princípios. Desta forma, acreditamos cumprir o preceito maçônico de "Reúna o disperso e espalhe a Luz ..."